Quer aprender a fazer aquela carne louca que todo mundo pede repetição no boteco? Essa receita é a solução ideal para quem quer impressionar em festas ou até mesmo montar um negócio de comida caseira com alta lucratividade!
Além de ser econômica – você pode usar patinho, coxão mole ou até sobras de assado – essa receita rende muito e pode ser seu carro-chefe para vender em marmitas. O melhor? O preparo é simples, mas com segredinhos profissionais que fazem toda diferença no sabor final.
Vou te ensinar não só a receita tradicional, mas também variações gourmet que podem aumentar seu lucro em até 60%. Prepare o tacho e vamos começar!
Todos os utensílios necessários
- Panela de pressão
- Tigela grande
- Garfo para desfiar
- Frigideira grande
- Espátula de madeira
- Potes herméticos (se for armazenar)
Ingredientes para carne louca
Para a carne:
- 1 kg de patinho ou coxão mole
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho amassados
- 2 folhas de louro
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 colher (sopa) de vinagre
- Água suficiente para cobrir
Para o refogado:
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 pimentão verde picado
- 1 pimentão vermelho picado
- 2 tomates sem sementes picados
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- 1 colher (chá) de cominho
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha e cebolinha picadas
Modo de preparo
Cozinhe a carne na panela de pressão com a cebola, alho, louro, caldo de carne e vinagre por cerca de 40 minutos após pegar pressão (ou até ficar bem macia). Reserve o caldo e desfie a carne ainda quente com dois garfos.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e refogue os pimentões por 3 minutos. Adicione o alho e os tomates, mexendo por mais 2 minutos. Incorpore a carne desfiada, o molho de tomate e os temperos, regando com um pouco do caldo reservado para umedecer.
Cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente e adicionando mais caldo se necessário. Finalize com as ervas frescas e ajuste os temperos.
Dicas do chef
Para uma carne louca ainda mais saborosa: 1) Use 1 colher de sopa de shoyu no refogado 2) Adicione azeitonas picadas para versão premium 3) Se for vender, faça em grande quantidade – o sabor melhora no dia seguinte.
Leia também: Costelinha de Porco no Forno Perfeita: 3 Truques para Carne Que Desmancha
Para aumentar seu lucro, ofereça combos com farofa de bacon e vinagrete – um diferencial que justifica preço mais alto.
Acompanhamentos para carne louca
Perfeita em sanduíches de pão francês ou como recheio de tapiocas. Para maximizar seu faturamento, crie kits completos (carne louca + 3 acompanhamentos + molho caseiro) – estratégia que pode elevar seu ticket médio em até 40%.
Leia também: Delícia Árabe em Casa: Como Fazer Esfiha Aberta de Carne e Cebola
Conclusão
Agora você domina a arte da autêntica carne louca – um prato versátil que pode ser seu aliado tanto em festas familiares quanto para empreender na gastronomia.
Lembre-se: produtos com boa margem e aceitação popular são ideais para negócios alimentícios – invista em embalagens atrativas e fotos profissionais para se destacar.