Você já sonhou em fazer aquele empadão com massa podre que desmancha na boca e deixa todo mundo com água na boca? Essa receita clássica da culinária brasileira é o coringa perfeito para almoços de domingo, festas e até para transformar em um negócio lucrativo de comida caseira.
O segredo está no equilíbrio entre a massa folhada e crocante e um recheio cremoso e saboroso. E o melhor: com ingredientes simples e técnicas fáceis, você pode criar um produto gourmet que permite cobrar um preço premium no mercado de alimentação.
Vou te revelar todos os truques profissionais – desde o ponto exato da massa até o recheio que não fica aguado. Prepare-se para conquistar elogios e, quem sabe, aumentar sua renda com essa delícia!
Todos os utensílios necessários
- Tigela grande para misturar
- Rolo de macarrão
- Forma para empadão (24cm de diâmetro)
- Pincel culinário
- Espátula de silicone
- Processador de alimentos (opcional)
- Pano de prato limpo
Ingredientes para empadão com massa podre
Para a massa podre:
- 3 xícaras de farinha de trigo (360g)
- 200g de manteiga gelada em cubos
- 1 gema
- 1 colher (chá) de sal
- 3-4 colheres (sopa) de água gelada
- 1 ovo para pincelar
Para o recheio de frango:
- 500g de peito de frango cozido e desfiado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate sem sementes picado
- 1/2 pimentão verde picado
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara de azeitonas picadas
- Cheiro-verde a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo do Empadão com Massa Podre
Comece pela massa: em uma tigela grande, misture a farinha com o sal. Adicione a manteiga gelada e misture com as pontas dos dedos até obter uma textura de farofa. Incorpore a gema e a água gelada aos poucos até formar uma massa homogênea. Divida em 2 partes (2/3 para a base e 1/3 para a tampa), envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Para o recheio: aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o pimentão e o tomate, refogando por 3 minutos. Junte o frango desfiado e temperos. Em outra panela, derreta a manteiga, misture a farinha e adicione o creme de leite, mexendo até engrossar. Combine com o frango e as azeitonas.
Abra 2/3 da massa com o rolo e forre a forma untada, deixando sobrar nas bordas. Coloque o recheio, cubra com a massa restante aberta, feche as bordas e pincele com ovo batido. Faça pequenos cortes no centro para sair o vapor.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 35-40 minutos ou até dourar.
Dicas do chef para um Empadão com Massa Podre Perfeito
Para um empadão com massa podre perfeito: 1) Trabalhe rápido para a manteiga não derreter 2) Use manteiga gelada para a massa ficar folhada 3) Se for vender, faça versões individuais em forminhas – elas têm melhor margem de lucro. Para um toque extra, adicione palmito ou cogumelos ao recheio.
Leia também: Dumpling Asiático Recheado com Milho e Cebolinha: 4 Segredos de Mestre
Acompanhamentos para empadão com massa podre
Sirva com arroz branco soltinho e uma saladinha verde. Para aumentar seu faturamento, ofereça kits completos (empadão + salada + molho caseiro) – uma estratégia que pode elevar seu ticket médio em até 50%.
Leia também: Delícia Árabe: Aprenda a Fazer Kibe Recheado com Queijo
Conclusão
Agora você domina a arte do autêntico empadão com massa podre! Essa receita versátil pode ser seu trunfo tanto para ocasiões especiais quanto para empreender na gastronomia.
Lembre-se: produtos bem executados com massa artesanal permitem cobrar até 3x mais que versões industrializadas – invista em apresentação impecável e ingredientes de qualidade.